ponto facultativo

Blog Lalabee

Compartilhar

Comments 12

  1. Diana Del Anhol de Melo

    Gostaria de saber se a empresa só dispensar parte dos funcionários no ponto facultativo, os que trabalharem tem direito de tirar em outro dia? No caso dos servidores públicos, já que não altera no salário

    1. Kananda de Souza

      Bom dia Diana, tudo bem?

      O nosso suporte é exclusivo para assinantes da plataforma Lalabee, para saber mais sobre a lei das domésticas entre em contato no telefone 158 (Central de atendimento do Ministério do Trabalho).

      Abraços!

  2. João Pedro

    Boa tarde, gostaria de saber se o empregador é obrigado a pagar na hora uma diaria caso abra em feriado facultativo

  3. Roseli

    Boa tarde. Minha empregada trabalha 4 dias por semana em minha casa (segunda a quinta). Caso um feriado seja entre segunda a quinta, poderia trocar pela sexta para cumprir os 4 dias semanais ou na semana do feriado se cair entre segunda a quinta, ela deve trabalhar só 3 dias?

    1. Lalabee

      Oi Roseli, tudo bem?
      No caso de feriado, ela é dispensada do trabalho sem prejuízo ao seu salário, não havendo a necessidade de compensação das horas. A compensação das horas seria devida caso ela faltasse em um dos dias de trabalho combinado que não fosse feriado.
      Atenciosamente,

      Marinês

  4. joão

    bom dia , eu sei que esta fora do contexto, mas, se a empresa pedir para que o funcionario trabalhe no feriado e ele faltar ele pode ser penalizado por isso? como por ex: receber advertencia ou suspensão?

    1. Lalabee

      Oi João, tudo bem?
      Tratando-se empresa o ideal é que você verifique o que diz a convenção coletiva do ramo da sua empresa.
      No geral, o empregado trabalha se ele concordar e vale ressaltar que o mesmo deverá receber o dia como hora extra 100%.
      Atenciosamente,

      Marinês

    1. Lalabee

      Boa tarde Jane, tudo bem?
      O ponto facultativo não é considerado um feriado e o empregado só poderá ficar de folga se for dispensado do trabalho pelo empregador.
      Caso o empregado falte em um ponto facultativo sem a prévia dispensa do empregador e o mesmo não tenha atestado para justificar a falta, o dia poderá ser descontado do salário.
      Atenciosamente,

      Marinês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.