A PEC das domésticas deixa claro que é obrigação do patrão manter o controle da jornada de trabalho dos seus empregados, o que pode ser feito de forma manual, mecânica ou eletrônica, desde que sejam processos idôneos.
Porém, considerando todas as obrigações que o empregador precisa cumprir, a adoção do ponto eletrônico é uma alternativa que traz diversas vantagens para o dia a dia e exige apenas um smartphone para que possa ser instalado.
Quer saber mais? Então, continue a leitura deste post e conheça os benefícios que essa ferramenta proporciona!
Ponto por celular e folha de ponto inteligente com cálculos de horas extras automático,
Só a Lalabee tem!
1. Agilidade no processamento de dados
Todos os dados inseridos no sistema são processados rapidamente na hora de contabilizar as horas trabalhadas. No final de cada mês de trabalho, o sistema gera uma folha de ponto preenchida, com todos os cálculos, incluindo horas extras e outros adicionais.
Não é preciso perder tempo preenchendo relatórios manuais ou planilhas no computador. Todas as obrigações referentes ao controle de jornada são cumpridas de forma rápida, segura e eficiente. Assim, você terá mais tempo para se dedicar a outras tarefas da sua rotina.
2. Segurança na informação
Os softwares de ponto eletrônico seguem especificações determinadas pelo Ministério do Trabalho e garantem a segurança do sistema em relação ao registro e ao armazenamento de todas as informações, que podem ser acessadas facilmente pelo empregador.
Por exemplo, não é possível registrar horas predeterminadas, mesmo que estabelecidas em contrato, e o sistema informa os horários de entrada, saída, intervalos e a ausência de marcação de ponto. Dessa forma, a utilização do ponto eletrônico para comprovação da jornada de trabalho tem um grande valor como prova em ações judiciais.
3. Redução de falhas
Como vimos, quando se usa o ponto eletrônico, ele gera automaticamente a folha digital ao final do mês. Além de preencher todos os dados, o aplicativo também faz os cálculos sobre as horas trabalhadas e adicionais devidos, evitando os erros que podem ser causados pelo preenchimento e cálculo manuais.
Assim, você garante o cumprimento de todas as regras trabalhistas de forma correta. Vale lembrar que o pagamento incorreto de verbas e erros no controle de jornada podem trazer prejuízos para o empregador no futuro.
4. Prevenção de problemas judiciais
A legislação prevê que o controle de ponto é obrigação do empregador, deixando claro que podem ser adotados meios manuais, mecânicos ou eletrônicos. Porém, como o meio eletrônico é mais seguro, essa é uma ótima forma de se prevenir contra ações judiciais.
Caso o empregado entre com uma reclamatória trabalhista relatando problemas relacionados à jornada de trabalho, você terá em mãos os documentos para comprovar os fatos e que cumpriu corretamente todas as suas obrigações.
5. Mobilidade
Como os registros são feitos por um aplicativo instalado no celular ou tablet, esse sistema garante mobilidade na utilização e acesso pelo empregador: mesmo longe de casa, é possível verificar as informações e controlar a jornada de trabalho. No final do mês, basta imprimir os registros e colher a assinatura do trabalhador.
Ao adotar o ponto eletrônico para controlar a jornada do trabalhador doméstico, você terá segurança e praticidade para lidar com todas as obrigações, sem cometer erros e com acesso fácil às informações sempre que precisar. Mas, para garantir todas essas vantagens, é fundamental contratar o software com uma empresa experiente.
Então, gostou deste post? Que tal modernizar o controle de ponto do seu empregado doméstico? Aproveite para testar gratuitamente o aplicativo Lalabee e conheça os seus benefícios!