Nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, o Serpto (Serviço Federal de Processamento de Dados), informou que no dia 3 o Simples Doméstico gerou 887 guias com erros no cálculo dos valores a recolher durante uma hora e meia.
Em nota à imprensa, o Serpro informou: “A falha foi sanada imediatamente e comunicada à Receita Federal que, por sua vez, está tomando as medidas cabíveis para o acerto da diferença aos contribuintes. Desde a última quarta-feira (4) o sistema opera normalmente”
As 887 guias geradas no eSocial com cálculos errados foram com valores mais altos que o imposto devido aos empregadores domésticos.
A Receita Federal já começou o contato com os contribuintes envolvidos e providenciou a restituição imediata diretamente na conta corrente.
Tela do eSocial Doméstico
Guias do Simples Doméstico:
A DAE (Guia Única de Pagamento do Simples Doméstico) gerada no eSocial é necessária para que todos os empregadores domésticos paguem de maneira unificada todos os tributos referentes aos funcionários. O erro ocorreu nas guia referentes ao mês de outubro.
O atraso desta guia, com vencimento no dia 30 de novembro, pode ser pago em qualquer agência bancária ou canais eletrônicos e a multa sobre o atraso é de 0,33% ao dia, limitada à 20%.
Até segunda-feira aproximadamente 1,19 milhão de guias foram geradas por meio do eSocial Doméstico.
Experimente o Lalabee agora: