salário de empregada doméstica

Blog Lalabee

Compartilhar

Comments 24

  1. Queila

    Bom dia, minha empregada começou no dia 10/09, como lança no e – social calculado valor proporcional, quero acertar até 30/09.

  2. luana jorge

    Olá quero contratar uma doméstica que entre as 11 e saía as 19h (seg a sex), este horário de saída eu tenho que pagar hora extra, por passar das 18h?

  3. Ana julia

    Minha empregada começou dia 14/08 quero acertar até dia 31/08, como calcular os dias trabalhados ela trabalha de segunda a sexta-feira das 7 às 16h e o salário 1.800,00

  4. Alessandra

    Tenho uma mensalista que trabalha de Seg a Sex, e uma diarista que trabalha aos sábados. A minha mensalista veio conversar comigo essa semana para saber se ela não pode vir aos sábados e receber o que a diarista recebe.

    Isso é permitido?

    1. Lalabee

      Bom dia Alessandra, tudo bem?
      Você pode permitir que ela faça essa diária aos sábados desde que você pague esse dia para ela como hora extra.
      Se você fizer esse dia fora do contrato de trabalho já existente, se ela sofrer um acidente de trabalho no sábado como você justificará o acidente em um dia que ela não presta serviço em sua residência?
      Com o pagamento das horas extras estas horas irão compor o salário e terão o recolhimento devido de impostos.
      Atenciosamente,

      Marinês

  5. Cristiane

    Tive uma funcionaria que trabalho sem carteira para mim de março a novembro de 2016. Uns 15 dias depois que pediu as contas e saiu ,começou a me pedir para voltar, não quis mais contrata-la. Agora esta me ameaçando para registrar retroativo e pagar as guias de INSS e FGTS. Como devo proceder.

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Boa tarde Cristiane, tudo bem?
      Como ela está te cobrando o retroativo, você deve levar em consideração, pois se ela procurar um advogado, este processo pode sair mais caro para você.
      Tente encontrar a melhor solução e de forma amigável, para evitar problemas.
      Caso não encontre uma solução amigável, considere consultar um advogado trabalhista.
      Para contratações futuras aconselhamos que faça os recolhimentos devidos para que não tenha mais este tipo de problema.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

  6. Maria

    Bom dia! Minha funcionária trabalha 8 horas diárias e 4 h no sábado. Ela optou por não tirar horário de almoço, então ela deve trabalhar as 8h corridas? Por exemplo, das 6h às 14h, sem intervalo?

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Bom dia Maria, tudo bem?
      Não é permitido ao empregado doméstico trabalhar sem a ocorrência de intervalo para almoço, o que pode ser feito no seu caso, é a redução do intervalo de almoço de 1 hora para 30 minutos, com base no “Acordo de redução de Intevalo” o que permitirá que ela saia 30 minutos mais cedo de forma legal.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

  7. simone

    O FGTS que é de 8% e a antecipação da multa que é de 3,2% não vai ser descontado do salário dela? ou só irá descontar VT e INSS? Quantos dias ela pode gozar de férias? É necessário assinar cartão de ponto?

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Boa tarde Simone, tudo bem?
      Do salário dela você só poderá descontar o INSS e o VT, os demais impostos são de responsabilidade do empregador.
      Os dias de férias que ela tem direito, vai depender do tipo de contrato que você fez com ela. Caso não tenha feito o contrato de Regime de Tempo parcial, ela terá direito a 30 dias de férias, mas se tiver firmado este contrato, você deve observar o total de horas por semana trabalhada para ver a quantidade de dias a que ela tem direito.
      Anexo segue a Lei Complementar 150, onde constam os dias de férias de acordo com as horas semanais trabalhadas, desde que tenha firmado contrato de Regime de Tempo parcial.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

  8. simone

    Bom dia,

    Cuidadora que trabalha 4 horas por dia e trabalha domingos e feriados, tem direito a hora extra 100%? e como fica as folgas? A cuidadora ganha R$1.000,00, os descontos do VT, INSS E FGTS serão descontados em cima desse valor do salário? ela receberia mensal o valor de R$ 780? Antecipação da Multa de 40% FTGS 3,2% é necessário? Seguro Acidente de Trabalho 0,8%? também?
    Obrigada.

  9. Géssika

    Olá! Quero contratar uma empregada para trabalhar apenas 4h por dia. Como devo calcular o valor a ser pago a ela?

    1. Post
      Author
      Equipee Lalabee

      Boa tarde Géssika, tudo bem?
      Eu preciso do total de horas por semana ou são 4 horas por dia quantas vezes por semana? Você pode me informar?
      Aguardo seu retorno.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

      1. Sabrina Godinho

        Boa tarde gostaria de contratar uma empregada doméstica com carga horária de 25 horas semanais? Quanto devo pagá-la e o que deve descontar da mesma? Preciso de todos os detalhes para eu poder finalizar esse processo obrigada.

        1. Lalabee

          Bom dia Sabrina, tudo bem?
          Você pode pagar o proporcional as horas trabalhadas fazendo a seguinte conta:
          Salário mínimo x 25hs / 44hs, o salário mínimo deve ser o da sua região ou o mínimo nacional se a sua região não tiver salário estipulado.
          Do salário do empregado só pode haver desconto de INSS , e de vale transporte se concedido.
          Atenciosamente,

          Marinês

  10. Márcia Gaspar

    Olá, preciso contratar doméstica até os domingos, dormindo no emprego. Entretanto como trata-se de empregada mulher, existe a obrigatoriedade de folga aos domingos pelo menos a cada quinze dias, confere ? Pensei no seguinte horário: de quarta a domingo, e na semana seguinte de terça à sábado. É legal este procedimento ? O trabalho aos domingos, mesmo dentro das 44 horas semanais enseja hora extra ?Posso colocar no contrato de trabalho desta forma ?

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Boa tarde Márcia, tudo bem?
      O procedimento quanto a folga aos domingos procede.
      Referente a jornada de trabalho você deve escolher uma das duas jornadas, pois você terá que cadastrar também no eSocial e só se tem a possíbilidade de cadastrar 1 jornada, no caso você está passando 2 opções de jornada. Sempre que ela trabalhar no domingo que ela deveria estar de folga, este dia será tratado como hora extra 100%.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

  11. verônica

    Boa tarde, trabalho dois anos e quatro meses de carteira assinada agora meus patrões estão se separando e vão dar baixa na minha carteira…. Meu salário é 1.750,quanto será que devo receber e qual são meus direitos?

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Boa tarde Verônica, tudo bem?
      Esses cálculos devem ser feitos junto com seus empregadores para que você esclareça qualquer dúvida que tenha quanto ao assunto.
      Em rescisão de contrato normalmente são pagos: saldo de salário, férias, férias proporcionais, 13o. salário, 13o. salário proporcional, horas extras (quando se aplica), aviso prévio indenizado (quando se aplica), descontos de faltas e atrasos, vale transporte, DSR, adiantamento de salário, empréstimos e etc.

  12. Carmen Aparecida de Paula Pomarico

    Gostaria de contratar domestica por 22 horas semanais como fazer dentro da lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *