Quando contratamos um funcionário para auxiliar nas tarefas domésticas, dificilmente pensamos em como será a rescisão. Isso porque é um assunto extremamente chato e desagradável para qualquer pessoa. A dificuldade em como demitir empregada doméstica gera tensão e emoção por ambas partes.
Em geral, o trabalhador investiu seu tempo na dedicação dos cuidados com a sua casa e família e, provavelmente, não está esperando ser dispensado. Por isso, realizar essa conversa não é uma tarefa fácil, muito menos saber como conduzir essa situação, você concorda?
Então, está preparado para realizar a demissão? Quer saber como ter essa conversa difícil? Se você está com dúvidas sobre o assunto, confira este post e confira as nossas dicas sobre como demitir empregada doméstica!
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Escolha o dia e a hora adequados
Saber a hora certa de ter essa conversa é um dos pontos mais importantes para quem deseja realizar uma demissão tranquila. Não existe uma regra sobre o assunto: você precisará analisar a rotina e o comportamento do empregado para decidir.
Se ele está feliz com o trabalho e, definitivamente, não espera pela demissão, o começo da semana costuma ser mais indicado, para que ele tenha tempo de assimilar a informação até o fim de semana. Porém, se ele já demonstrou interesse em encerrar o contrato e, apesar de tudo, a rescisão trará benefícios para ele, não há problemas em falar na sexta-feira, por exemplo.
Além disso, o ideal é sempre optar por fazer isso logo no início do expediente ou ao final, para evitar interrupções no meio do trabalho. Aqui, também é importante considerar se você desejará que o trabalhador continue prestando serviços durante o aviso prévio ou não.
Tenha uma conversa sincera
Aproveitando o momento de crise econômica, muitas pessoas demitem seus funcionários com a desculpa de que há um corte de gastos quando, muitas vezes, é porque desejam procurar outra pessoa para ocupar o cargo. Mas, nesse caso, o mais importante é a sinceridade. Não invente nenhuma desculpa que não seja verdade para demiti-lo.
Por exemplo, se a sua empregada doméstica não está cumprindo as tarefas que ela precisa realizar diariamente ou está chegando atrasada todos os dias, você deve informar exatamente isso na hora de sua demissão. É importante que ela saiba no que errou para evitar a cometer a mesma falha em seu próximo emprego.
Além disso, se você disser que a rescisão é por corte de gastos e, no mês seguinte, o funcionário souber que já tem outra pessoa trabalhando na sua residência, ele saberá que não houve sinceridade na demissão, causando uma chateação desnecessária.
Seja empático com o trabalhador
Se você contratou um empregado que não está atendendo aos seus pedidos ou não desempenha as funções de forma satisfatória, a justificativa parece mais simples. Mas sabemos que ser improdutivo nem sempre é motivo da demissão. Então, seja qual for a razão, é preciso demonstrar empatia durante a conversa.
Também é preciso ter um pouco de cuidado com essa conversa sincera: não seja agressivo quando for citar os seus pontos negativos! Depois, para que o momento de tensão não dure muito, troque de assunto e explique sobre os próximos passos:
- como funciona a rescisão;
- como resgatar o fundo de garantia;
- como funciona o seguro-desemprego.
Troque contatos para manter os bons relacionamentos
Uma dica fundamental sobre como demitir empregada doméstica é jamais fechar totalmente as portas para um funcionário. Você nunca sabe, com certeza, se não precisará novamente dos serviços em outras oportunidades ou indicá-los para algum conhecido.
Tomar medidas para encerrar o contrato de forma amigável é importante para manter uma boa relação e conseguir trocar contatos e indicações no futuro, caso seja necessário. Essa prática também reduz os riscos de uma ação judicial trabalhista, então é melhor prevenir.
Fale sobre o seu baixo desempenho, antes da decisão final
Lembre-se de que a demissão é a última atitude a ser tomada. Não é aconselhável demitir o empregado de uma hora para a outra, sem avisos. Até porque, muitas vezes, ele nem percebe que o trabalho prestado não cumpre as suas expectativas e, se soubesse, poderia aplicar as melhorias necessárias.
Por isso, na rotina de trabalho, procure conversar com o empregado sobre os pontos positivos e em quais tarefas ele se destaca, mas também explique onde ele deve ter mais atenção para melhorar a qualidade do serviço. Se, mesmo assim, ele continuar com os erros, chame a sua atenção novamente. Demita-o somente quando você tiver a certeza que ele compreendeu o que você quer, mas se recusa a cumprir o solicitado por qualquer motivo.
Forneça as informações necessárias também por escrito
Quando você inicia uma conversa que tem como objetivo a demissão do trabalhador, é natural que ele fique emocionado e, como consequência, não grave o que você falar sobre quais são os próximos passos. Então ele pode chegar em casa depois de ser dispensado e não ter noção de quais são os próximos passos. Para evitar esse tipo de situação forneça todas as informações por escrito, tais como:
- último salário;
- até que dia ele deve trabalhar e qual é a carga horária;
- data de pagamento da rescisão;
- quais documentos ele precisa apresentar;
- como encaminhar o seguro-desemprego e sacar o fundo de garantia.
Agradeça pelo tempo que ele investiu na sua casa
Mesmo que os seus serviços não sejam mais necessários em sua residência, é preciso ter em mente de que o empregado investiu o seu tempo para os cuidados da sua casa e de sua família. Portanto, mantenha a calma e passe tranquilidade nesse momento turbulento para evitar desesperos.
Aproveite para agradecê-lo pela sua dedicação durante o trabalho, ressaltando os seus pontos fortes para que ele se sinta valorizado e não veja o período trabalhado para você como uma perda de tempo. Além disso, essa prática evita que ele saia da reunião com o sentimento de que é um empregado ruim.
Dê a notícia de forma presencial
Por ter medo da conversa cara a cara, muitas pessoas demitem os seus funcionários por telefone, mensagem ou e-mail. No entanto, essa atitude demonstra falta de profissionalismo e empatia com o trabalhador. O contato pessoal é fundamental para que ele se sinta valorizado e perceba que há um vínculo de afeto, afinal, o trabalho na residência gera uma proximidade maior entre empregador e empregador.
Fazer isso pessoalmente também é importante para que você perceba a reação do funcionário e, se necessário, tome medidas para amenizar a situação. Lembre-se de que a perda do emprego afetará a vida dele de diversas formas e essa é uma forma de mostrar que, apesar do término do contrato, você se importa com o bem-estar dele.
Seja objetivo durante a conversa
Outro erro bastante comum nas demissões é enrolar, puxando assuntos aleatórios para quebrar o gelo, enquanto adia a conversa mais importante. Porém, isso toma o seu tempo e o dele de forma desnecessária e, provavelmente, servirá apenas para deixar ambos desconfortáveis.
Portanto, vá direto ao ponto: já inicie a conversa falando sobre a sua decisão. Assim, você evita falsas expectativas e o empregado não se sente enrolado. E não se esqueça de deixar claro quais são os motivos da demissão, conforme já explicamos.
Um cuidado importante é manter a segurança ao comunicar o trabalhador sobre a rescisão e ter paciência para esclarecer eventuais dúvidas. É bastante comum que eles não saibam como proceder ou queiram compreender os motivos da demissão.
Apresente novas oportunidades de emprego
Quando uma pessoa é demitida, normalmente fica bastante abalada com a notícia. Não é nada agradável ser dispensado e não podemos esquecer que isso afetará o orçamento do trabalhador, que precisará encontrar outra colocação profissional.
Por isso — e principalmente se ele foi um bom empregado e você o está demitindo devido a problemas financeiros — veja se é possível apresentar novas oportunidades para o seu crescimento. Por exemplo:
- indique um local próximo que está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes;
- faça a sua indicação para algum amigo ou conhecido que esteja precisando dos seus serviços prestados por aquela pessoa.
Tenha atenção à parte burocrática do processo
Saber como ter a conversa no momento da demissão do empregado é importante, mas também é necessário ter atenção aos trâmites burocráticos para formalizar a rescisão. Após o término do contrato, você precisa fazer todos os lançamentos no eSocial para emitir o Termo de Quitação da Rescisão de Contrato de Trabalho (TQRCT) e ver qual o valor devido ao empregado.
Nesse momento, é fundamental ter atenção às leis trabalhistas para pagar os valores corretamente. A quitação deve ser feita em até 10 dias após o término do contrato, incluindo a entrega das guias do seguro-desemprego para que o trabalhador possa solicitar o benefício.
O empregador também deve dar baixa na CTPS do trabalhador, anotando a data do término do contrato e atualizando todas as informações, como concessão de férias e reajustes salariais. Tudo isso é fundamental para garantir o cumprimento da legislação e evitar erros que podem resultar em ações judiciais trabalhistas.
Conversar sobre a rescisão do contrato não é uma tarefa simples, mas aplicando as nossas dicas sobre como demitir empregada doméstica, com uma conversa sincera e adotando os cuidados necessários, você conseguirá demiti-la sem tornar o momento tão embaraçoso, com condições de manter um clima profissional e, até mesmo, um bom relacionamento.
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