caseiro

Blog Lalabee

Compartilhar

Comments 16

  1. Roseli

    Boa noite! Alugamos uma casa em nosso sítio para um casal com filhos, o rapaz fazia bico e ela faxinas esporádicas . Estipulamos o aluguel de R$ 600,00 (seiscentos reais) com luz inclusa. Tínhamos a intenção de que fizesse bico aqui também por um ou dois dias por semana, ou quando não tivesse trabalho, após mais ou menos um mês ele pediu para ficar direto , explicamos que nossa situação financeira não permite registra lo, então sugerimos que abrisse MEI , mas precisa regularizar os documentos e já estão aqui há 6 meses. Como tem contrato de aluguel, fiz um contrato de prestação de serviços 2(dois) dias por semana especificando que não tem vínculo empregatício podendo trabalhar em outros lugares, mas como não consegue bico acaba ficando direto. Estamos pagando um salário mínimo ,abrimos mão do aluguel, luz e damos cesta básica e mistura todo final de semana. Corremos risco ?
    Obrigada

    1. Kananda Souza

      Boa tarde Roseli

      Regularize o contrato com as informações relacionadas à jornada de trabalho, tarefas, salário e benefícios. Peça ao seu contratado para ler e, se concordar com os termos, datar e assinar. Todo acordo precisa ser documentado e assinado por ambas as partes.

      Abraços!

  2. Nilza

    Temos caseira que trabalha pra família, 16 anos. No final de 2020, colocamos a casa pra locação pelo aplicativo AIrbnb.
    Os hóspedes pagam a diária, mais a taxa de limpeza, usamos manter a casa e compra de produtos de limpeza .
    A caseira tem direito nesta taxa que o hóspede paga?
    Ela tem o salário fixo de $+-2000,00, benefícios, moradia, conta de água e energia, por conta da Família.
    Ela apenas recepciona pelo check in os hóspedes e fecha na saída dos mesmos, faz o checkout, dos hóspedes, após faz toda limpeza geral da casa.

    1. Kananda Souza

      Boa tarde Nilza, tudo bem?

      A atividade dela não pode gerar fins lucrativos ao empregador. Neste caso é necessário redigir um segundo contrato.

      Podemos te ajudar com a gestão da sua profissional doméstica. Acesse nosso site e conheça o plano Premium!

      Abraços

    1. Kananda Souza

      Boa tarde Gessica, tudo bem?

      O profissional deve cumprir com as tarefas previstas em contrato. Se no ato da contratação não foi acordado a função de cozinheiro ou se é para fins de lucro do empregador, então é necessário conversar com ele para revisar o contrato ou redigir novo.

      Abraços!

  3. Cristina

    Bom dia! Trabalho com hospedagem. Caseiro as x usa motosserra . As x usa produtos p matar grama e veneno formiga . Ele tem direito a insalubridade ou periculosidade?

    1. Post
      Author
  4. Luciano Ramiro

    Boa noite.
    Preciso muito assinar a carteira de um ex caseiro da minha irmã que hoje trabalha no sítio meu gostaria de saber como fasso para mim estar certinho com as conformidades da lei e direitos trabalhistas do mesmo.

    Por favor me ajude como fazer preciso muito da ajuda desde já agradeço.

    1. Lalabee

      Oi Luciano, tudo bem?
      Além do registro em carteira é necessário fazer o cadastro do empregador e do empregado no eSocial para fins de recolhimento de impostos, contrato de trabalho, pagamento de férias e décimo terceiro salário.

      Atenciosamente,

      Marinês

  5. Paula

    Boa tarde! Gostaria de saber onde posso consultar para saber as atribuições de um caseiro?
    Além de alimentar cães, cuidar do jardim , varrer , etc. caseiro não tem que fazer pequenos reparos?
    Obrigada.

  6. Andrea Podolski

    Olá, boa tarde.

    Tenho há décadas um sítio, e os atuais caseiros trabalham e moram lá há quase 11 anos. Como fazer, por exemplo com estas situações:

    Eles acordam cedo para preparar e levar o filho à escola. Assim que acordam, ao redor das 6:30h, prendem os cães e soltam os gatos. Aí fazem suas próprias coisas, recomeçando ao redor das 9h. Um dos cães, inclusive, é deles. Param para almoço, voltam ao trabalho habitual, e ao redor das 18h prendem os gatos e soltam novamente os cães. Mas tudo isso é variável. Há dias em que saem para levar a filha ao médico. Para ir trocar de carro. Para compras. Há ocasiões em que eles saem, e soltam os cães apenas ao voltar, tarde da noite. Aos sábados e domingos eles apenas cuidam dos animais, mas de manhã e à tardinha.

    É uma situação estranha, considerando que eles moram lá, têm um cachorro que convive com os demais. Às vezes não trabalham durante um período do dia, mas em outro sim. E como costumam fazer as pessoas nas épocas em que seus caseiros tiram férias e não viajam, continuando em casa?

    Obrigada.

  7. Hielcio Oaks

    Eu trabalhei 3ao de caseiro e fui demitido eu , gostaria de saber se eu tem direito nós 40% ,fui demitido cem justa causa

    1. Lalabee

      Boa tarde Hielcio, tudo bem?
      Só tem direito a multa de 40% os funcionários que tinham o recolhimento de FGTS antes de Outubro/2015.
      Caso você tenha recolhimentos de FGTS à partir de Outubro/2015, você não tem direito a esta multa.
      Atenciosamente,

      Marinês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.