Quem nunca se viu esgotado, tentando se dedicar a diversas atividades diferentes para conciliar trabalho e família? Nem sempre é possível desempenhar dezenas de funções de forma eficaz nas duas áreas. E isso não é culpa sua! Afinal, a correria do dia a dia demanda muita energia e disposição, e é natural que você acabe priorizando algumas tarefas.
Por esse motivo, a contratação de um empregado doméstico (seja uma faxineira, seja uma babá, seja um motorista ou outro profissional) pode ser de grande auxílio para as responsabilidades associadas aos serviços da casa. Esse profissional poderá ajudá-lo assumindo algumas tarefas que, antes, você cumpria sozinho.
Desse modo, você conseguirá planejar melhor sua rotina e dedicar-se com mais tempo às atividades que realmente são importantes para você. Gostou da ideia? Então continue a leitura e entenda como uma empregada doméstica pode ajudar na rotina!
Quer ficar 100% dentro da lei com praticidade e economia de tempo?
Vem para Lalabee!
Delegue as tarefas que demandam mais tempo
Abra espaço na sua agenda ao delegar tarefas extensas à empregada doméstica. Afinal, o período de trabalho dela é justamente o tempo que ela passa em sua casa e deve ser usado para isso. Você, ao contrário, precisa equilibrar as tarefas domésticas com a rotina profissional.
Cozinhar
Empregados domésticos podem ajudar a preparar as refeições da família. Deixe acertado tudo o que for preciso: que tipo de cardápio os moradores da casa preferem, quando fazer a feira e ir ao mercado, restrições alimentares, entre outras combinações que achar necessárias.
Limpar e organizar a casa
Essa é tarefa de praxe da maioria dos empregados domésticos: limpar e organizar a casa. Para facilitar a rotina de limpeza e garantir que tudo saia conforme você deseja, faça junto à empregada doméstica um cronograma de quais atividades específicas precisam ser feitas e com qual frequência: retirar os lixos, passar pano nos móveis, varrer os ambientes, lavar roupas de cama e toalhas, entre outras.
Cuidar do jardim
Se quiser, pode delegar as tarefas externas à casa também ao empregado doméstico. Lembre-se apenas de registrar isso no contrato, como mencionaremos a seguir. Disponibilize as ferramentas necessárias para o trabalho e curta seu tempo livre!
Cuidar dos pets da casa
Converse com sua empregada para saber se ela pode assumir essa tarefa. Ela pode se tornar responsável por alimentar os bichinhos, limpar a sujeira, higienizar vasilhas e potes, entre outros afazeres que certamente tomam algum tempo. Além disso, é interessante que o pet se acostume à presença do empregado.
Organizar tarefas de outros empregados
Se você tem mais de um empregado doméstico, pode fazer um acordo para que um deles seja responsável por dividir as tarefas entre os dois. Assim, você delega essa espécie de gerência e pode se dedicar aos compromissos da sua rotina sem a preocupação de planejar o trabalho de cada empregado.
Os secretários, por exemplo, são indicados para essa função. Eles podem ajudá-lo a gerenciar o dia a dia da casa, organizar a rotina dos outros empregados, fazer o cardápio e lista de compras, pagar contas, entre outras tarefas.
Tenha em mente quais atividades são sua prioridade
Se você não quer deixar de fazer algumas tarefas da casa só porque contratou uma mensalista, pode assumir as atividades que realmente são sua prioridade. O importante é que o trabalho seja bem dividido e você não fique sobrecarregado.
Buscar as crianças na escola
Pode ser que a empregada doméstica tenha autonomia para buscar as crianças na escola, mas você já parou para pensar que esse também é um tempo de convívio com seus filhos?
Aproveite e faça dessa tarefa um momento prazeroso, de conversas entre você e as crianças, de relatos sobre o dia. Esses instantes com os pequenos são especiais!
Limpar objetos pessoais
Vale o mesmo raciocínio. Se você quiser, pode assumir a limpeza dos seus objetos pessoais, como joias, perfumes, lembranças de eventos, entre outros. É só tirar um tempinho para fazer isso semanalmente.
No entanto, para quem, ainda assim, se sentir sobrecarregado, tudo bem pedir para o empregado assumir essa tarefa.
Arrumar malas de viagens
Arrumar sua própria mala traz a vantagem de você saber exatamente o que está levando e onde guardou cada peça de roupa.
Para não ficar sobrecarregada, o empregado doméstico pode adiantar a organização da mala, separando todos os itens de higiene, roupas e acessórios de acordo com a duração da viagem e os deixando em cima da cama. Dessa maneira, você pode conferir os itens e só colocar na mala o que realmente for necessário.
Com algumas tarefas a menos, seu tempo fica bem mais tranquilo e você pode se organizar para conciliar trabalho e família em uma viagem sem estresse!
Lembre-se de que o empregado doméstico não é um faz-tudo
Tenha em mente que, ao contratar um empregado doméstico, você está adquirindo os serviços dele para funções específicas. Se quiser adicionar alguma função extra, é preciso conversar com o empregado e acordar isso com ele. Caso ele concorde, certifique-se de deixar tudo registrado no contrato.
Depois de assinado, você não pode alterá-lo, mas pode fazer um aditamento, isto é, um acréscimo ao contrato de trabalho. Lembre-se apenas de conversar com seu empregado antes de tomar essa decisão. O mesmo vale para horas extras e outros benefícios acertados entre você e o empregado, conforme a PEC das domésticas.
Veja abaixo as principais funções de cada categoria:
- Empregada doméstica: responsável pela limpeza e organização da casa;
- Babá ou cuidadora infantil: assume cuidados com as crianças na ausência dos pais (cuida, brinca, alimenta, organiza o quarto, lava, mantém limpos os pertences do bebê);
- Cuidador de idosos: responsável pelo cuidado com os idosos. É importante, nesse caso, especificar as funções em relação à limpeza e cuidados com roupas, preparo dos alimentos, entre outras;
- Lavadeira, cozinheira, motorista particular e jardineiro: cuidam das tarefas relacionadas a ambientes específicos, conforme designado pelo próprio nome da função;
- Secretário, em geral: orientam, organizam e fiscalizam a execução do trabalho dos demais empregados;
- Caseiro: cuida da casa, propriedade rural ou litorânea na ausência dos donos.
- Motorista: responsável por todas as tarefas relacionadas aos carros;
Registre todos os acordos no contrato
Para proteger seus direitos, registre no contrato de trabalho todos os acordos que fizer com sua empregada doméstica. Essa é uma maneira de evitar futuras confusões ou mesmo processos trabalhistas.
Apesar de ser um pouco burocrático, um contrato é necessário para que não haja desentendimentos entre você e o contratado. Se quiser, pode buscar serviços de empresas que ajudam a gerenciar essa parte mais burocrática, como a Lalabee, que pode ajudar com toda a parte legal do empregado doméstico.
Conciliar trabalho e família é um desafio que fica muito mais fácil — e menos desgastante — com o auxílio de um empregado doméstico. O importante é saber delegar tarefas e sentir confiança na pessoa que fará esses serviços por você.
Gostou desse artigo? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe outros conteúdos como este!