Hoje em dia é cada vez mais difícil conseguir tempo para cuidar da nossa casa e dos afazeres domésticos. Para famílias onde marido e mulher possuem uma cansativa jornada de trabalho, contar com uma empregada doméstica deixa de ser um luxo, tornando-se quase uma necessidade.
Não obstante a isso, percebemos que esta profissão recentemente foi melhor regulamentada com a chamada PEC das domésticas, e agora o empregador possui mais exigências. Todas estas mudanças são muito bem-vindas, pois tornam essa uma relação mais profissional. O único ponto de atenção é que agora quem contrata uma empregada doméstica precisa ter cuidados maiores e se preocupar com uma documentação mais extensa.
Neste contexto, vamos explorar as principais vantagens de se centralizar todas as informações desta profissional. Continue acompanhando e confira!
Quer economia de tempo e praticidade?
Vem para Lalabee!
Facilidade e agilidade no acesso de documentos
Com a nova legislação, tornou-se obrigatório controlar e documentar uma série de eventos da relação de trabalho. Esses documentos vão desde o recolhimento de taxas e contribuições até mesmo o registro de férias, ausências médicas etc. Todos estes documentos devem ser guardados por até 5 anos.
Se o empregador não se organizar corretamente e tiver estas informações centralizadas, fica muito difícil encontrar todos estes documentos em uma eventualidade. Neste caso, a pessoa que contratou uma empregada doméstica para “facilitar a sua vida” precisará despender um bom tempo só para encontrar estas informações.
Redução de perda de documentos importantes
Pior do que ter dificuldade em encontrar informações, é perdê-las. Como vimos, a contratação e administração de uma empregada doméstica envolve uma documentação extensa. Sendo assim, além de realizar todos estes procedimentos corretamente, o empregador deve também se preocupar em manter toda a documentação armazenada corretamente, evitando extravios.
Dessa maneira, estes dados podem, por exemplo, ser utilizados para redução do imposto de renda de pessoa física, ou mesmo evitar prejuízos em uma eventual ação trabalhista da funcionária.
Maior cumprimento de obrigações
Ao se organizar e centralizar toda a documentação fica mais fácil para o empregador manter a rotina necessária para cumprir com suas obrigações. Centralizando todas as informações de sua empregada doméstica, o empregador começa a nutrir os hábitos corretos para evitar deslizes. Por exemplo, dificilmente ele deixará de recolher taxas de INSS ou FGTS, pois já vai ter uma rotina organizada para cumprir com estas tarefas.
A centralização de dados não envolve apenas a organização dos documentos, mas também inclui a constante execução de processos para assegurar a manutenção desta organização.
Segurança e organização
Como podemos perceber a centralização dos dados de uma empregada doméstica tem diversas vantagens, mas todas elas giram em torno de dois fatores principais: segurança e organização.
- Segurança: pois a centralização de dados dá ao empregador a certeza de que todos os procedimentos estão sendo feitos da maneira correta, com o devido trato dos documentos. Dessa forma, não há risco de incorrer em nenhum problema trabalhista no futuro.
- Organização: pois por meio deste processo fica mais fácil localizar documentos importantes, poupando o tão preciosos tempo.
Percebemos, portanto, que a contratação de uma empregada doméstica não é algo tão simples assim e requer organização. Por isso, é tão importante centralizar documentos, seja manualmente ou através de alguma ferramenta especializada.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também possam participar deste diálogo!