Quando o empregado já está há algum tempo trabalhando com o mesmo empregador, chega uma hora em que é preciso fazer reajustes no salário, tanto por conta própria, oferecendo um aumento de salário, quanto porque o empregado pede esse aumento, situação bem delicada na relação entre profissional e empregador.
Esse pedido de aumento de salário deve ser tratado com extremo cuidado, por isso confira agora como negociar um aumento de salário de empregada doméstica!
Saiba como o aumento de salário vai impactar seu custo anual. Faça o cálculo do salário da empregada agora, sem compromisso:
Ouça com atenção o que o empregado tem a dizer sobre o pedido de aumento
Existem vários motivos que podem levar o seu empregado a pedir um aumento de salário. Esses motivos podem ser fatores pessoais, como o nascimento de mais um filho, por exemplo, ou a simples dinâmica do mercado, levando o empregado a acreditar que pode ganhar mais em outro lugar.
Independentemente de qual seja o caso do seu empregado, é muito importante deixar que fale livremente, sem muitos questionamentos, pois é um momento em que ele pode estar sob profunda pressão psicológica, e querer argumentar sobre os seus motivos nesse primeiro momento pode ser compreendido como desvalorização do trabalho que ele realiza.
É muito importante que você não dê um parecer imediato, pois é preciso avaliar bem se é possível dar esse aumento. Diga apenas que vai analisar o pedido e em breve lhe dará uma resposta.
Saiba quando muda o salário mínimo e gerencie tudo da sua doméstica na Lalabee.
Como avaliar se o empregado merece ou não o aumento de salário
Não é muito difícil avaliar se a sua empregada doméstica está ou não fazendo um bom trabalho, isso é até bem simples. No entanto, para que o aumento salarial seja realmente merecido, é preciso algo mais.
Normalmente, os colaboradores que recebem aumentos de salário são aqueles que se tornam essenciais e difíceis de ser substituídos. Você acha que será muito difícil substituir sua empregada doméstica se ela for embora? Isso pode ser um bom motivo para você conceder o aumento. É o maior e melhor motivo para se conceder um aumento: a qualidade do serviço realizado.
Concordar com aumentos apenas por motivos pessoais pode não ser uma boa ideia, pois sempre que o empregado estiver com algum problema, acabará recorrendo a um pedido de aumento.
Como deve ser feito o reajuste salarial da empregada doméstica?
A empregada doméstica, assim como qualquer outro trabalhador, tem direito a um salário mínimo garantido por lei, e o empregador não deve pagar menos que isso. Sempre que houver reajuste desse salário mínimo, é preciso que o salário da empregada doméstica seja reajustado.
No entanto, se o empregador vinha pagando já acima do salário mínimo, não é obrigatório manter essa vinculação depois de feito o reajuste do salário mínimo. O que não pode é a empregada doméstica sofrer alguma redução em seu salário ou receber abaixo do salário mínimo. Claro que, havendo um reajuste nacional ou regional do salário mínimo, o empregado pode querer negociar um reajuste em seu salário, e caberá ao empregador concedê-lo ou não. Se o empregador decide para aumentar o salario, olha aqui para ver como atualizar a carteira.
Como fazer uma boa negociação sobre o aumento de salário da empregada doméstica?
Um aumento de salário é naturalmente algo que o empregado quer e que o empregador não quer conceder tão facilmente. Por isso, é preciso um pouco de competição ao negociar. Você não é obrigado a aceitar a primeira proposta feita pelo empregado, pode tentar negociar esse aumento até chegar a um valor que agrade às duas partes.
E então, pronto para negociar um aumento de salário de empregada doméstica quando a hora chegar? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência!
Comments 9
meus patrões se mudaram para uma casa maior e mais espaçosa, só trabalho meio período, ou seja, 4 horas por dia faço todo o serviço ( cozinhar, lavar, pasar…), quando chega suas famílias é mais trabalho para mim quero saber se posso pedir um aumento salarial e mais horas para terminar meu serviço porque essas horas não são.o suficiente para terminar tudo a tempo
Bom dia Mariah, tudo bem?
Converse melhor com seus empregadores sobre sua jornada e seu salário, eles irão ver se há necessidade de contratar outra empregada para ajudar nas tarefas diárias, ou aumentar seu salário e carga horária.
Um abraço.
Baseado em que legislacao a domestica nao temdireito ao aumento anual estando com salario acima do piso ????
Oi Luiza, tudo bem?
Não tem uma legislação, o que a lei diz que a empregada doméstica não pode receber menos que 1 salário mínimo.
O aumento pode ser concedido pelo empregador e pode-se utilizar a alíquota do aumento do salário mínimo por exemplo.
Atenciosamente,
Marinês
Boa tarde,
Contratei a minha empregada no início de fevereiro pelo piso regional do Paraná, ela terá direito ao aumento já em abril ?
Nossa sério que absurdo isso serve tbm para afastamento por doença
Author
Boa tarde Tatiane, tudo bem?
Sim, esta base salaria é utilizada também para este caso de afastamento por auxílio doença.
Atenciosamente,
Equipe Lalabee
oi minha ex patroa pagou pra mim durante tres anos acima do salerio 1800,00.td certinho registrado e td,mas estou em duvida em relação ao seguro desmprego pois fui dar entrada e so recebo o salario minimo.o inss foi contribuido no valor de 1.800,oo
Author
Bom dia Edmara, tudo bem?
O seguro desemprego para o empregado doméstico são 3 parcelas de R$ 880,00 independente do valor de salário de contribuição.
Atenciosamente,
Equipe Lalabee