A empregada ainda não apresentou os documentos solicitados. O que fazer?

John Drinane Relação de Trabalho

Carteira de trabalho assinada é o meio formal da vinculação de trabalho entre quem contrata e quem é contratado, reconhecido pelas instâncias trabalhistas, e deve ser registrada indiferente do prazo de contratação, isto é, mesmo que por prazo determinado. Por isso, é importante que você explique e esclareça esta necessidade legal à sua contratada.

Na Lalabee você encontras orientações ilustradas de como preencher a carteira de trabalho e de todos os documentos necessários para o registro.

Entrega da carteira de trabalho e documentos

Caso a empregada não queira entregar a carteira de trabalho para assinar e os documentos necessários, como identidade e CPF, o procedimento correto é ainda dar um prazo de 5 dias para a entrega da carteira para os devidos registros e a sua devolução no máximo em 2 dias.

Após as devidas orientações, e se mesmo assim ela persistir no ato de não viabilizar o registro em carteira, isto deve ser encarado como motivo de demissão, pois seja qual razão for que leve à tal conduta, estará ferindo à prática legal de contratação. Para contratações antigas sem registro, efetue o registro na CTPS da empregada em caráter de urgência, com a data de admissão em retroativo a real data de inicio das atividades laborais da empregada. Entre em contato com a Previdência e negocie o débito previdenciário pendente.

Na Lalabee você encontrará um serviço diferenciado para este último tipo de situação. Lembre-se que agora vale multa o não registro em carteira.


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