Blog Lalabee

Compartilhar

Comments 8

  1. SIMEI VIEIRA ROCHA

    SIMEI
    minha pergunta é tenho uma soblinha que trabalha na minha casa ela limpa casa e fica com a minha mãe enquanto chego trabalho de 2ª a 6ª sexta feira até as 3 horas da tarde, quero regularizar a situação, assinando a carteira dela. como devo assinar CTPS dela.
    Ela encaixa em trabalho domestico. como devo proceder. me orienta.

    Obrigado
    simei

    1. Lalabee

      Oi Simei, tudo bem?
      Se ela só faz companhia para sua mãe, você pode registrá-la como doméstica nos serviços gerais.
      Você deve fazer o registro em carteira retroativo à data de início do desempenho das funções dela na sua casa, deve fazer o seu cadastro no eSocial e registrar a funcionária para recolher os impostos retroativos à data de início e também as demais guias mensais.
      Atenciosamente,

      Marinês
      rb.mo1573654794c.eeb1573654794alal@1573654794otatn1573654794oc1573654794

  2. angela

    olá , gostaria de saber se uma pessoa q é contratada para fazer tudo em uma residencia como limpar piscinas, cortar gramas, ir no banco pagar contas pessoais, pintar paredes as vezes, consertar uma lajota enfim um serviço geral é considerado doméstico, e tem direito a insalubridade? obrigada e Deus abençoe vcs

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Boa tarde Angela, tudo bem?
      Você pode ser registrada como “empregado doméstico nos serviços gerais”, mas não tem direito a insalubridade.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

  3. VALDEMIR DOS SANTOS

    primeiramente eu agradeço pela oportunidade que este site nos da!.
    minha pergunta é sou porteiro e trabalho mais de 4 anos, meu patrão me registrou como porteiro de residencia lazer ,só que porem eu eu não trabalho dentro da residencia dele , trabalho na entrada do sitio em uma portaria que fica 500 metros da residencia do patrão e o patrão no mora nesse sitio ele vem uma ou muito duas vez no mês ele reside em são paulo e este sitio é em campinas. eu gostaria de saber se meu registro se enquadra como o mesmo registro dos domesticos?

    1. Lalabee

      Olá Valdemir!
      O trabalhador doméstico é aquele que presta serviço para uma família. Se você trabalha como caseiro ou porteiro, exclusivamente para a casa desta família, é sim considerado trabalhador doméstico. O ideal é que você consulte um advogado que poderá ver o seu caso com todos os seus detalhes. Espero ter ajudado!

  4. Aguinaldo Costa Araujo

    O cuidador de criança que cuida na sua própria residência é considerado como empregado doméstico.

    1. Lalabee

      Olá Aguinaldo,
      o cuidador de criança na própria casa, pode ser considerado empregado doméstico, mas isto depende do tipo de vínculo. Você cuida exclusivamente da criança de um patrão? Tem horários definidos? E quantas vezes na semana você cuida da criança?

      Esses fatores devem ser levados em consideração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *