Seu empregado doméstico é parte integrante da rotina do seu lar e, portanto, é fundamental que ele se sinta confortável e bem recebido em sua casa. Nesse sentido, para garantir que ele oferecerá um serviço de qualidade e para que vocês possam ter uma relação de mútua confiança, trazemos hoje cinco dicas certeiras para você motivar seu empregado doméstico. Vamos lá?
1. Crie um ambiente confortável
É importante que qualquer ambiente de trabalho seja confortável e harmonioso, mas isso é especialmente verdadeiro para o empregado doméstico que trabalha no seu lar. Para certificar-se de que não haverá complicações, desentendimentos, desconfianças e outros estresses em sua própria casa, é fundamental tratar o empregado doméstico com respeito e gentileza.
2. Dê feedback ao empregado doméstico
Cada casa tem um funcionamento diferente e, mesmo que seu empregado doméstico seja excelente e cuidadoso, pode acontecer de ele simplesmente estar acostumado com outras práticas de serviço. Portanto, ofereça feedback regularmente, para que ele tenha noção do que está fazendo de acordo com suas vontades e do que precisa melhorar.
Além de aprimorar o serviço e corrigir falhas, o feedback é responsável direto pela motivação do empregado doméstico. Quando você demonstra que percebe a competência e a responsabilidade dele, também elogiando melhoras em pontos que antes haviam recebido feedback negativo, ele se sentirá reconhecido e, consequentemente, mais motivado para continuar se dedicando e aprimorando o trabalho.
Utilize a Lalabee e faça os cálculos automaticamente, gere recibos,
emita guia do eSocial e controle folha de ponto.
3. Dê instruções claras e corretas
Como já mencionamos, o empregado doméstico pode estar acostumado a trabalhar de maneira diferente da que você espera. Portanto, na hora de dar instruções quanto aos serviços que devem ser realizados, faça isso com clareza e prezando sempre pelas informações corretas.
Dessa maneira, você manterá um diálogo honesto e prático com seu empregado doméstico, permitindo que ele entenda exatamente o que você espera dele e o que ele deve fazer. Caso isso não aconteça, pode haver uma situação em que, por exemplo, ele fará algo falho por ter seguido suas instruções incorretas. Se você reclamar desse serviço mal prestado, apesar de ter responsabilidade no resultado, o empregado se sentirá desmotivado e desrespeitado.
4. Dê autonomia para a execução de tarefas
Dependendo da função e das responsabilidades do empregado doméstico, é possível — e comum — que ele conheça certos funcionamentos e práticas melhor do que você. Da mesma maneira, é incômodo e desconfortável ter alguém sempre de olho enquanto trabalhamos, não é mesmo?
Portanto, é muito importante que seu empregado doméstico tenha autonomia para realizar suas tarefas, pois isso demonstra confiança no trabalho dele. Além disso, valorize comentários e sugestões do próprio empregado quanto a produtos utilizados em seu serviço e a práticas de trabalho. Outro benefício é que, com essas medidas, o empregado se sentirá seguro para tomar a iniciativa e aprender melhor a cuidar da sua casa.
5. Lembre-se de datas importantes
Demonstre seu respeito e carinho pelo empregado doméstico com a devida lembrança e parabenização pelas datas importantes na vida dele. O aniversário do empregado merece seus parabéns para ele e, dependendo do relacionamento de vocês, ele irá adorar receber um cartão ou presente.
Tente lembrar-se, também, de outras datas que você descobrirá através de conversas casuais, como aniversário dos filhos, data de uma prova importante da filha mais velha, de uma cirurgia da esposa, etc. Mostre-se interessada no que está acontecendo com ele e em sua vida pessoal, respeitando sempre seus limites e sem se intrometer.
E então, pronta para motivar seu empregado doméstico e garantir um serviço de alta qualidade, além de uma convivência harmoniosa na rotina do seu lar? Agora, compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe nossas dicas entre seus amigos e colegas!
Comments 4
Prezado bom dia .
por gentileza pode me informar como que eu faço para fazer o retorno da Empregagada domestica saiu de licença maternidade dia 01-07-2016 e o termino é dia 28-10-2016 ,estou tentando colocar a data dia 28-10-2016 o retorno dela esta aparecendo uma mensagem a data superior a atual não consegue salvar e mem. incluir
pode me ajudar por favor agradeço desde já
Ronaldo
Gostei das dicas!
Gostei muito, de como devemos tratar nossos empregados domésticos. Valeu pela matéria
Author
Boa tarde Alvaro, tudo bem?
Agradecemos o seu contato! Ficamos felizes em colaborar.
Atenciosamente,
Equipe Lalabee