Quem contribui para a previdência social provavelmente já se deparou com a necessidade de ir até uma agência ou, ao menos, acessar o site do órgão para sanar algumas dúvidas. Pensando em facilitar a vida dos segurados, o governo criou a Central de Serviços Meu INSS, que pode ser acessado pelo computador ou celular.
Lançado em maio de 2017, o portal ainda não é conhecido por todos e gera bastante dúvidas entre os contribuintes do INSS. Para esclarecer o assunto, preparamos este texto explicando como funciona esse novo programa do governo. Confira!
Lalabee, plataforma completa para gerenciar seu empregado doméstico
Experimente e surpreenda-se!
O que é o Meu INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem como responsabilidade receber as contribuições previdenciárias e fazer os pagamentos de benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.
Com o lançamento do Meu INSS, o governo possibilitou ao segurado acessar todas as informações sobre o seu histórico trabalhista, com dados a respeito das contribuições recolhidas, vínculos de emprego e benefícios recebidos.
Além disso, também ficou mais fácil acompanhar os requerimentos e o andamento dos processos administrativos: o portal permite a configuração de notificações pelo site ou aplicativo do celular.
Como fazer o acesso?
Para acessar o programa é preciso fazer o cadastro no site. Basta preencher com CPF, nome completo, data de nascimento, estado onde nasceu e nome da mãe.
A seguir, o sistema apresentará algumas perguntas sobre o seu histórico previdenciário, como informações sobre vínculos empregatícios ou benefícios recebidos, a fim de confirmar a sua identidade. Ao final, o programa gerará uma senha provisória para o seu primeiro acesso.
Quais são os serviços oferecidos?
Esse aplicativo disponibilizou diversos serviços aos usuários.
Solicitação de benefícios
Acessando o sistema, o segurado terá acesso a um painel com diversas opções. Nelas é possível solicitar os seguintes benefícios previdenciários:
- aposentadorias por idade e por tempo de contribuição;
- salário-maternidade.
O sistema fará uma análise inicial dos seus dados para encaminhar a solicitação ou os procedimentos para agendamento de atendimento na agência do INSS mais próxima.
Além disso, é possível fazer os agendamentos e requerimentos pelo sistema, e acompanhar o status de todos, como o número de protocolo e situação atual da demanda, permitindo ao segurado gerar e imprimir os comprovantes.
Perícias médicas
Para solicitar benefícios relacionados à saúde, como auxílio-doença ou auxílio-acidente, é preciso agendar uma perícia médica. Pelo portal Meu INSS você consegue fazer o agendamento e consultar o resultado.
Esse procedimento não exige cadastro, basta selecionar a opção desejada que o site redireciona você para a página de agendamento, informando estado, cidade e escolhendo a melhor data entre as disponíveis.
Simulação de tempo de contribuição
A aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício solicitado por muitos brasileiros, exigindo 30 anos de contribuição para as mulheres e 35 anos para os homens.
Com a ferramenta fornecida pela previdência, você consegue descobrir o tempo de contribuição que consta no sistema e fazer simulações incluindo vínculos que não estejam cadastrados. Assim fica fácil verificar o cumprimento de requisitos para se aposentar.
Obtenção do extrato previdenciário (CNIS)
O CNIS é o histórico do segurado nos sistemas do INSS, contendo todas as informações sobre vínculos empregatícios e relações previdenciárias, inclusive com valores das contribuições. Com base nessas informações é possível verificar fatores importantes, como:
- cumprimento de carência;
- cálculo do tempo de contribuição;
- simulação do valor do benefício.
Para obter esse documento era necessário comparecer a uma agência do INSS. Agora esse procedimento ficou simples e rápido, permitindo que o segurado acompanhe de perto as informações cadastradas e verifique se está tudo correto.
Outros serviços
O sistema também oferece outros serviços importantes para o segurado, como:
- cópia da carta de concessão de benefício;
- extrato de empréstimo consignado;
- extrato de Imposto de Renda (IR);
- declaração informando a existência de benefício no CPF do segurado;
- informações sobre as agências mais próximas.
O Meu INSS trouxe mais comodidade para todos os segurados da previdência social. Quem contribui para o sistema — como empregado, autônomo ou contribuinte facultativo —, poderá fazer consultas e agendamentos pela internet de forma simples e prática.
Pronto! Agora que você já sabe como funciona o Meu INSS e os benefícios do programa, compartilhe este post nas suas redes sociais e informe os seus contatos!