empregada-doméstica-xDiariasta

Blog Lalabee

Compartilhar

Comments 16

  1. *protected email*

    Tenho uma diarista que trabalha pra mim 01 vez por semana. Ou seja ela trabalha 01 dia por semana/ 04 dias no mês. Pergunto: – não configura vinculo empregaticio certo? – devo fazer um recibo quando pago o dia trabalhado? Sim tenho que fazer um recibo como deve ser o mesmo. (Se puder mandar um modelo de Recibo da Diarista poderia mandar?)

  2. eduardo

    olá, tenho uma dúvida e seu esclarecimento me ajudará mto:

    comprei um apto há 3 anos…moro nele há 2 anos, onde já fui estabelecido sindico. entre outras despesas eu tenho a d um diarista, um senhor já d idade (64 anos), ele já trabalha no meu prédio há uns 15 anos, sempre como diarista.
    o meu acerto c ele é 4 dias na semana por R$ 50 cada, total R$ 200, q pago fim do mês.
    ele tem o msm acerto em outros prédios, ele inclusive exerce as atividades d diarista no mesmo dia e horários em vários prédios q são próximos uns dos outros…é ele quem faz o horário dele e também decidi o dia p ir.
    acontece q já ha mtos meses n tenho gostado do trabalho dele, já n faz quase nada no prédio, mal varre ou agua as plantas…e todo fim d mês eu o pago.
    fui reclamar c ele recentemente e ele me ameaçou dizendo q se eu o dispensasse ele iria procurar os direitos dele; essa ameaça além d ter me irritado mto me deixou apreensivo pq sei q uma indenização d 15 anos e o pgmto d todos os direitos trabalhistas d um tempo desses é coisa p os moradores venderem os carros p pagar…
    um detalhe importante: mesmo o acerto sendo apenas 1 dia na semana ele vai quase todos os dias no meu prédio e nos outros prédios; é como eu disse, ele faz o dia e horario deles…como ele ja conhecido e querido por todos tem acesso livre, inclusive tem as chaves das entradas dos predios…tem as chaves do meu portao d entrada e a do quartinho do material d carpintaria e limpeza.
    os recibos eu faço mensal do valor acertado e coloco nele q se refere a diária d 4 dias por mês.
    ele n faz absolutamte nenhum serivço doméstico nos aptos do meu prédio, n tem acesso aos interiores deles…isso eu garanto.
    minha dúvida é se d fato ele se enquadra como diarista ou num eventual processo trabalhista ou eu corro o risco dele provar q é empregado doméstico ou se há alguma outra coisa q eu posso sofrer sob o aspecto legal.
    desde já, mto obg!

    eduardo

    1. Lalabee

      Oi Eduardo, tudo bem?
      Se ele presta o serviço 4 dias por mês, não existe o vínculo empregatício, pois este é apenas para empregados que trabalham na mesma residência 3x por semana.
      No seu caso, seria interessante consultar um advogado trabalhista, pois ele presta o serviço de diarista para o condomínio que não é considerado empregador doméstico, e como trata-se de pessoa jurídica eu não consigo te responder se existe o vínculo e quais obrigações você tem com ele.

      Atenciosamente,

      Marinês
      rb.mo1571258644c.eeb1571258644alal@1571258644otatn1571258644oc1571258644

  3. ESLI GOMES DE ALARCAO CHAGAS

    Tenho uma diarista que trabalha 3 dias por semana. Carteira assinada como empregada doméstica. Pergunto se o aviso prévio é de 18 dias ou de 30 como daquela que trabalha ininterruptamente. Quais as verbas que devo pagar ao final do contrato. Já gozou férias e recebeu a metade do 13º. Agradeço.

    1. Lalabee

      Oi Esli, tudo bem?
      O aviso prévio é sempre de 30 dias. Se a funcionária estiver trabalhado com você a mais de 12 meses, ela tem direito de receber indenização de 3 dias para cada ano trabalhado com o mesmo empregador. Ela só perde direito a esta indenização caso tenha pedido demissão.
      As principais verbas rescisórias são calculadas automaticamente pelo eSocial, devendo apenas ser informados descontos, horas extras ou gratificações que tenham ocorrido no mês da rescisão.
      Segue abaixo o link do manual do eSocial com o passo-a-passo para preenchimento do desligamento:

      https://portal.esocial.gov.br/empregador-domestico/manual-do-empregador-domestico#8-1-dados-do-desligamento

      Atenciosamente,

      Marinês
      rb.mo1571258644c.eeb1571258644alal@1571258644otatn1571258644oc1571258644

  4. Kesia Sousa

    A prestação de serviço domésticos 3 vezes na semana durante somente 4 horas por dia gera direitos trabalhistas prestador de serviços?

  5. Rachel

    Se tenho uma empregada mensalista que trabalha 32hs semanais, sendo 4hs em cada dia útil da semana ( 2a.f. , 3a.f. , 4a.f. , 5a.f. e 6a.f. – totalizando 20hs – ) , ela pode completar as horas semanais trabalhando 12hs no sábado, tendo, claro, 1 hora de almoço/descanso incluída nessas 12hs, sem pagar hora extra ?
    OBS- Só para constar : pago todos os encargos sociais ( INSS integral ), sem nenhum desconto no salário.
    Obrigada,
    Rachel.

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Bom dia Rachel, tudo bem?
      Ela pode fazer as 12 horas no sábado, mas você terá que pagar 4hs extras, pois o máximo permitido por lei são 8hs diárias.
      Como alternativa, você pode distribuir 4hs durante a semana, desta forma ela trabalharia as 8hs que são permitidas no sábado.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

  6. edinice costa de andrade

    Oi entao eu trabalhei quatro dias em uma casa o plano era assinar a carteira mais eu achei muito puxado .entrava as sete e o hr de saida era das 17:30 se hr de almoco tipo almocava por la e pegava direto e alem do servico cuidava de duas crianca uma pela manha outra a tarde .entao e no sabado das 8:00 as 12:00 ..quantos devo receber por esse quatro dias ..devo receber na diaria ou em base no salario

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Boa tarde Edenice, tudo bem?
      Neste caso o seu salário será dividido pelo número efetivo de dias no mês, ou seja, caso os dias trabalhados tenham ocorrido no mês de Novembro, o salário deverá ser dividido por 30 dias e multiplicado por 4 dias, para você receba o valor dos dias trabalhados.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

  7. Karoline

    Bom dia..gostaria de tirar uma dúvida trabalho 8 anos numa casa e família fiquei grávida sai de licença e estou voltando agora o meu patrão propos me ajudar com o bebê dizendo q podia trabalhar 3 vezes na semana quero saber mesmo eu indo 3 vezes na semana vou ter todo direito que eu tenho no momento inss ,fgts décimo terceiro e férias ??se caso eu aceite as 3 vezes na semana??

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Bom dia Karoline, tudo bem?
      Com a redução dos dias que você vai trabalhar com ele, você não perde direito aos benefícios que já tinha.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Bom dia Maria, tudo bem?
      Só tem direito ao Pis/Pasep empregados da categoria doméstica ou de qualquer outra categoria, que são empregados por pessoa jurídica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *