Abandono de emprego da doméstica

Blog Lalabee

Compartilhar

Comments 14

  1. Gabriela Gomes Reginato

    Bom dia, gostaria se possível de uma orientação: minha empregada doméstica está ausente há 9 dias sem justificativa legal. A troca de mensagens interrompe a conta dos 30 dias para caracterizar abandono?As mensagens podem funcionar como justificativa?

    Obrigada

    1. Lalabee

      Oi Gabriela, tudo bem?
      Para caracterizar o abandono de emprego, além dos 30 dias você deve também enviar carta registrada solicitando o comparecimento da funcionária durante este 30 dias, enviar pelo menos 3 solicitações durante o período. Como a funcionária não está incomunicável e você tem trocado mensagens com ela, no momento o que você pode fazer é o desconto dos dias que ela está faltando ao trabalho ou rescisão do contrato sem justa causa.
      Atenciosamente,

      Marinês
      rb.mo1571868668c.eeb1571868668alal@1571868668otatn1571868668oc1571868668

  2. Nannie

    Obrigado pelo artigo gostei bastante, tirou varias duvidas que
    tinha.
    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!

  3. Adrielle

    Minha empregada saiu no meio do expediente no dia 27/04 e disse que não voltaria. Agora entrou em contato e disse que não quer mais trabalhar mas não vai pedir demissão. Como faço para resolver essa situação. Posso caracterizar como abandono de emprego?

    1. Lalabee

      Bom dia Adrielle, tudo bem?
      Para caracterizar o abandono de emprego a lei diz que você deve aguardar o período de 30 dias corridos e também deve enviar telegrama solicitando a presença da funcionária afim de rescindir o contrato. Este telegrama deve ser enviado com solicitação de confirmação de recebimento.
      Como a funcionária já está se posicionando de maneira negativa, orientamos procurar a ajuda de um advogado trabalhista afim de minimizar qualquer risco que possa incorrer no processo.
      Atenciosamente,

      Marinês
      rb.mo1571868668c.eeb1571868668alal@1571868668otatn1571868668oc1571868668

  4. Ellen Nordi

    Bom dia!
    Tenho uma empregada doméstica que se afastou em 2014, o afastamento terminou em 31/08/2016. Já se passaram 4 meses e ela não retornou ao trabalho, inclusive mudou de cidade e não deu mais noticias. Não temos o novo endereço, tenho apenas um numero de celular, mas ela não atende mais. Como devo proceder? Obrigada!

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Boa tarde Ellen, tudo bem?
      Você deve procurar um advogado trabalhista para fazer o processo da rescisão por abandono de emprego. O advogado será necessário para que todas as etapas para comprovar o abandono seja feita de maneira correta para que ao final a rescisão seja paga em juízo.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

  5. Ana Oliveira

    Minha empregada esta a 30 dias sem comparecer. Porém, uma semana atrás recebi uma intimação pois ela me colocou na Justiça. Como proceder? Formalizo a justa causa, pois ela levou as chaves da minha casa e disse que no dia seguinte viria trabalhar o que não ocorreu! Tenho registro em cameras e mostra sua saída

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Boa tarde Ana, tudo bem?
      No seu caso, indicamos que você contrate um advogado trabalhista para te auxiliar com esta questão.
      Com base na informação passada, talvez seja possível provar o abandono de emprego.
      Quanto a questão das chaves o mesmo saberá te orientar qual a melhor forma de resolver a situação.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

  6. Rafaela Gomes

    Bom dia,

    A antiga empregada doméstica da casa que estou trabalhando abandonou o emprego. Sendo que o empregador não pegou o endereço da mesma. Como podemos fazer para avisar a mesma do abandono. Como proceder? Ja tem mais de 4 meses nessa situação.

    1. Post
      Author
      Equipe Lalabee

      Boa tarde Rafaela, tudo bem?
      Como ele não tem o endereço da ex-funcionária, a outra alternativa é se caso ele tenha o número da carteira de trabalho dela. Neste caso ele pode entrar em contato com o Ministério do Trabalho e comunicar o abandono.
      Atenciosamente,
      Equipe Lalabee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *